A circulação de comboios elétricos do serviço urbano do Porto até Marco de Canaveses foi hoje inaugurada numa cerimónia presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.
A comitiva, que contava, entre outros com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos e o presidente da CP, Carlos Nogueira, viajou, pelas 11h00 da manhã, ao longo do novo troço eletrificado da Linha do Douro, entre Marco de Canaveses e Caíde, no concelho de Lousada.
A cerimónia contou ainda com a presença de autarcas da região, nomeadamente Cristina Vieira (Marco de Canaveses), Pedro Machado (Lousada) e vários presidentes de freguesias atravessadas pelo troço ferroviário.

Em Caíde, o primeiro-ministro defendeu o investimento na infraestrutura ferroviária, ao abrigo do programa Ferrovia 2020, como uma forma de diminuir a dependência do país em fontes externas de energia.
A eletrificação do troço da Linha do Douro entre Caíde e Marco vai permitir o incremento das ligações diárias – que passam de 20 para 30 – e uma média de tempo de viagem a rondar a 1h15.
Espera-se que ainda este ano seja lançado o concurso para a eletrificação do troço ferroviário da Linha do Douro, entre as estações de Marco de Canaveses e da Régua.